Fátima é uma cidade que pertence ao concelho de Ourém (Santarém), situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 350 metros de altitude. O clima em Fátima é caracterizado por alta pluviosidade (cerca de 1.400 mm de média anual), verões quentes e secos e invernos frescos e húmidos. Nos últimos anos, devido sobretudo às alterações climatéricas, os verões têm atingido temperaturas na ordem dos 40 °C e os invernos temperaturas mínimas negativas.

Breve história de Fátima e das aparições…

A Freguesia de Fátima foi fundada em 1568, após a sua desagregação da Colegiada de Ourém. Até 1917, Fátima era uma aldeia desconhecida que nasceu num descampado, voltada para a pastorícia e para a agricultura de sequeiro. Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos que aí tiveram lugar entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.

Cerca de um quilómetro de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram os três pastorinhos. Para ocidente, próximo de Aljustrel, ergue-se a Loca do Cabeço, minúsculo aglomerado de rochas onde, em 1916, o Anjo apareceu, duas vezes, aos três pastorinhos.

Dois quilómetros a oeste de Fátima, estende-se uma das muitas depressões chamada Cova da Iria, o lugar onde Nossa Senhora apareceu cinco vezes aos videntes. Noutro pequeno vale chamado Valinhos, entre Aljustrel e a Loca do Cabeço, fica o sítio, onde a Virgem apareceu também uma vez.

A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.

O recinto do Santuário de Fátima transmite um ambiente de serenidade e luz, convidando à oração, reflexão e harmonia de espírito. Independentemente da crença religiosa, ninguém fica indiferente ao universo de tranquilidade e fé que ali encontra.